Programa P.A.R.T.Y. Grande Vitória – 10/02/2014

Palestra do Capitão Isaac - Batalhão de Trânsito

Palestra do Capitão Isaac – Batalhão de Trânsito

O programa P.A.R.T.Y (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth) foi desenvolvido com a finalidade de se reduzir os riscos de acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool. Em janeiro de 1986, uma enfermeira do Hospital Sunnybrook’s da cidade de Port Perry, Canadá, iniciou este projeto motivada pela alta incidência de acidentes automobilísticos em jovens desta cidade.

Atualmente, o programa P.A.R.T.Y já direcionou sua mensagem a mais de 1 milhão de jovens e continua a crescer internacionalmente. O Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Além disso, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, e, segundo Ministério da Saúde, 21% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao uso de álcool. Assim, tornou-se perceptível a necessidade de se reproduzir o programa P.A.R.T.Y no país.

Pioneiro na execução do programa P.A.R.T.Y no Brasil, o estado de São Paulo conta com dois núcleos difusores da proposta de conscientização de jovens condutores acerca dos riscos associados a combinação entre bebida alcoólica e direção: Campinas-SP e Ribeirão Preto-SP.

A LAITE (Liga de Atendimento Integrado ao Trauma e à Emergência) expandiu o programa para o Estado do Espírito Santo, mais especificamente para a Grande Vitória (Região Metropolitana), local este que experimentou um aumento alarmante do número de vítimas fatais de acidentes de trânsito de 89 em 2005 para 239 em 2010, segundo DataSUS.

Realização do pós-programa

Realização do pós-programa

Com a proposta de intensificar a sua atuação com um maior número de eventos por ano, o P.A.R.T.Y-ES iniciou suas atividades do ano de 2014 no dia 11 de fevereiro no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência de trauma da região, com a participação de 54 calouros do curso de Medicina da EMESCAM.

A introdução ao P.A.R.T.Y ocorreu com a aplicação de um teste pré-programa aos alunos. O questionário continha perguntas sobre o consumo de bebidas alcoólicas, condução de veículos, leis de trânsito e noções de primeiro socorros para avaliar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre os assuntos.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo Dr. Cláudio Borges, diretor do P.A.R.T.Y-ES, às 14 horas. O principal tema abordado foi a importância de uma postura ativa do acadêmico frente à sociedade, no que tange à difusão de conhecimento e conscientização da população. Além disso, Dr. Cláudio explicou o cronograma do programa e informou aos jovens normas de segurança e ética no ambiente hospitalar.

Posteriormente, o Capitão Isaac do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do ES iniciou sua palestra informando que estatísticas nacionais indicam aproximadamente 40.000 vítimas fatais de acidentes de trânsito por ano no Brasil. Aliás, cerca de 90% desses acidentes registrados têm como fator causal o erro humano. Segundo o Capitão Isaac, a combinação entre álcool e direção é a 2ª associação mais frequente nos acidentes automobilísticos. Acredita-se, outrossim, que essa conduta de risco só não ocupe o primeiro lugar nas causas de acidentes de trânsito pois há subnotificação, seja por negativa da realização do teste etílico pelo bafômetro ou por causas diversas.

Visita à enfermaria do HEJSN

Visita à enfermaria do HEJSN

Ainda durante a palestra do Capitão Isaac, discutiu-se a proposta da abordagem multidisciplinar para a conscientização do motorista infrator e a necessidade de se estruturar um programa de formação do jovem condutor, o qual integre políticas públicas de conscientização no trânsito ao currículo nacional do ensino fundamental e médio das escolas brasileiras.

Por outro lado, dados recentes demonstram uma mudança positiva no comportamento do jovem no trânsito: A faixa etária dos 18 aos 29 anos apresentou no comparativo entre os anos de 2013 e 2012 uma redução nas autuações referentes a conduzir veículo automotor sob efeito de álcool. Acredita-se que essa modificação de conduta do jovem seja resultado da associação entre educação, fiscalização e penalização.

A palestra seguinte foi realizada pela Elenice, psicóloga do DETRAN-ES. Em seu discurso, houve a ratificação das falas do Capitão Isaac, no que diz respeito à necessidade de introduzir no currículo escolar uma pauta que discuta a educação no trânsito. Para finalizar sua palestra, Elenice citou o antropólogo Roberto da Mata para enfatizar seu discurso favorável à educação no trânsito desde a idade escolar, inferindo, assim, ser mais fácil educar do que reeducar.

Logo após as palestras, os jovens tiveram a oportunidade interagir com pacientes internados no hospital vítimas de acidentes relacionados ao trânsito e observar suas experiências relativas às atitudes de risco, com o foco na combinação álcool e direção. A visita foi de grande importância para revelar as consequências da própria imprudência, ou do descuido alheio.

Foto de encerramento - Ligantes da LAITE e Calouros de Medicina EMESCAM

Foto de encerramento – Ligantes da LAITE e Calouros de Medicina EMESCAM

O acadêmico do P.A.R.T.Y – ES , Tiago Pina Bernardes, abordou o tema Trauma Raquimedular com uma proposta de demonstrar que além do impacto relativo aos indicadores de mortalidade, os acidentes de trânsito relacionam-se a importantes causas de morbidade, como o tema abordado.

Para fortalecer ainda mais a conscientização a última palestra contou com o relato de duas voluntárias, Fátima Silva e Valdirene Nascimento, vítimas do desrespeito com as leis de trânsito. Nesse último momento, os alunos se depararam, com as consequências do abuso do álcool e puderam observar que a superação das situações é a melhor saída.

Para finalizar o programa, foi aplicado um teste pós-programa com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos com as palestras educativas e o impacto da conscientização no trânsito através da abordagem emotiva da visita à enfermaria e dos relatos das voluntárias.

Texto e imagens: P.A.R.T.Y. Grande Vitória-ES

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s