Programa P.A.R.T.Y. Brasil é apresentado no XVI CoLT, em Manaus (AM)

IMG_2396

A aluna Vitória Gimenes ( Campinas/SP), durante sua apresentação no XVI CoLT

No último dia 26 de setembro, a aluna Vitória Gimenes (FCM Unicamp – Campinas/SP) apresentou o Programa P.A.R.T.Y. Brasil durante o XVI CoLT (Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma) e XI Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, realizado de 25 a 27 de setembro de 2014, em Manaus (AM).

O trabalho, intitulado, “Prevenção de Trauma Para Jovens” teve como objetivo identificar o perfil dos jovens que participaram do programa em Campinas e apresentar o seu impacto desde a implantação em 2010. Foi feita a análise dos questionários respondidos pelos alunos que visitaram o Programa no período entre 2010 – 2012, sendo que 1025 questionários foram respondidos de forma completa.

Alguns destaques do trabalho apresentado:

  • A média de idade do estudo foi de 16 anos, e uma coisa interessante foi que apenas 72 alunos, ou 7%, tinham idade superior a 18 anos, mas 34,4% do total de participantes já dirigiu.
  • Quando questionados sobre o uso de cinto no banco da frente, aproximadamente 78% dos alunos disse que usa sempre ou quase sempre, sendo que essa porcentagem é um pouco menor para homens, mas no banco de trás, apenas 26% dos alunos referiu que usa o cinto sempre ou na maioria das vezes. Quanto ao uso de capacete em motocicletas, 47,5% dos meninos disseram que sempre usam, contra 40,5% das meninas. Quer dizer, o conhecimento e a conscientização em relação ao uso de dispositivos de segurança ainda é bem pequeno.
  • Um total de 19 alunos referiram terem dirigido alcoolizados, sendo 14 meninos (3,6% do total de participantes do sexo masculino) e 5 meninas (0,8% do total de participantes do sexo feminino). E desses 19 jovens que dirigiram alcoolizados, 10 (ou seja, 52,6%) consomem álcool mais de 10 vezes no mês.
  • Quando questionados sobre o conhecimento dos efeitos do álcool na direção, a gente observou um grande aumento no reconhecimento de riscos antes e após o programa. Antes a menor parte pensava que dirigir embriagado não oferecia risco, e esse número passou para 43% com o projeto, e antes 3,6% conheciam os efeitos do álcool, o que passou para 18,8%, o que mostra que o projeto foi eficaz como meio de difusão de conhecimentos para os jovens.
  • Todos sabem que os eventos de trânsito têm um alto custo, são muitas hospitalizações resultantes das lesões relacionadas ao trânsito, e a melhor maneira de reduzir esses números é através da prevenção. É nesse contexto que o projeto PARTY tá inserido, mas de uma forma diferente, porque visa conscientizar os jovens, que estão começando a dirigir. Por enquanto é uma parcela pequena de jovens que participam dessa iniciativa, mas várias cidades já estão buscando iniciar atividades semelhantes, e com isso a gente quer aumentar cada vez mais o projeto. Pesquisas realizadas em outros países em que o PARTY acontece, como Toronto e na Austrália, já mostraram a eficácia do programa, que está associado a uma redução efetiva na incidência de eventos de trânsito entre os jovens participantes.
  • Resultados estão longe de um cenário ideal, afinal é só uma iniciativa pontual, mas não há dúvidas de que os resultados são de sucesso, como a gente viu o projeto se mostrou eficaz como meio de difusão de conhecimentos pros jovens. Todavia ainda é necessário ampliar o número de projetos realizados e o número de cidades onde eles acontecem, de forma a alcançar um maior número de jovens. Isso já começou a acontecer pela criação do PARTY Brasil sob a coordenação da SBAIT, mas ainda é necessário expandi-lo para outras cidades.

 

Título: Prevenção de Trauma para Jovens

Autores:  Alcir Escocia Dorigatti; Vitoria Carneiro Gimenes; Humberto Villefort Silva Chaves; Jefferson Douglas Camargos Moreira; Thiago Rodrigues Araujo Calderan; Gustavo Pereira Fraga.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s