P.A.R.T.Y. Campinas será tema de tese na Unicamp

Alcir recebendo o Prêmio, junto com o Prof. Dr. Ivan F. C. Toro, Diretor da FCM – Unicamp (à esquerda), e o Dr. Marcelo A. Camargo, Diretor do Departamento Científico da SMCC.

O P.A.R.T.Y. (Prevenção do Trauma relacionado ao Álcool na Juventude) é realizado em Campinas desde 2010 com participação ativa dos alunos da Liga do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto com vários parceiros no município. Um dos alunos que se dedicou muito ao projeto durante a graduação foi o atual cirurgião Dr. Alcir E. Dorigatti, que participou da recepção de várias escolas do ensino médio na Unicamp e em 2013 esteve no “Canadian Injury Prevention and Safety Promotion Conference”, em Montreal, Canadá. (Veja também em:P.A.R.T.Y. Brasil entre os países participantes do “Canadian Injury Prevention and Safety Promotion Conference”, no Canadá ).

Dr. Alcir iniciou pesquisas com o P.A.R.T.Y. ainda na graduação, publicando em 2014 o artigo “Importance of multidisciplinary trauma prevention program for youth” , que foi contemplado em 10 de junho de 2017 com o Prêmio Mérito Científico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O Prêmio Mérito Científico é concedido aos melhores trabalhos científicos produzidos por médicos associados da SMCC ou médicos e residentes ligados a uma das faculdades de Medicina de Campinas (Unicamp, PUC Campinas e São Leopoldo Mandic).

No final de novembro de 2017 o Dr. Alcir foi aprovado no Processo Seletivo para o 1º semestre 2018 do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia, na linha de “Desenvolvimento e avaliação de modelos em ensino médico”. O novo estudo será sobre o impacto do P.A.R.T.Y. sobre esses jovens de Campinas com o passar dos anos e tem como orientador o Prof. Dr. Gustavo P. Fraga, Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM – Unicamp.

Fraga, Ribeiro, Romeo, Parreira, Elcio, Brenelli e José Mauro.

Outro ex ligante sempre muito ativo no P.A.R.T.Y. e que também foi aprovado no Processo Seletivo para o 1º semestre 2018 do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia, nível Doutorado, é o Dr. Romeo L. Simões. A sua tese de Mestrado “Trauma Leagues – A Novel Option to Attract Medical Students to a Surgical Career” foi publicada em setembro passado no World Journal of Surgery. Em seu novo estudo, também sob orientação do Prof. Fraga, o Dr. Romeo irá analisar o desempenho de alunos já formados comparando o desempenho de quem era da Liga do Trauma ou não no teste do progresso e nas provas de de competências clínicas durante a graduação.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s