No dia 05 de Março foi realizada a primeira edição do P.A.R.T.Y Campinas, com participação dos novos alunos do curso de Medicina da Unicamp, ingressantes no primeiro ano e os aprimorandos do Serviço Social. Nesse dia, o Programa contou com a presença de 60 calouros e 15 aprimorandos em uma tarde engrandecedora e motivadora.
Essa edição do P.A.R.T.Y. foi também o primeiro Programa realizado pela nova gestão do COPELT 2018 (Comitê de Prevenção e Extensão da Liga do Trauma) composta por 12 acadêmicos de medicina, que serão responsáveis pela realização de todos esses eventos ao longo do ano, na Unicamp.
Os alunos, durante o Programa, puderam entrar em contato com profissionais de diversas áreas de atuação como membros do SAMU, Polícia Militar, Hemocentro, Corpo de Bombeiros, EMDEC e do serviço social do HC da Unicamp. Por meio de vivências, questionários e atividades dinâmicas, puderam obter muitas informações, desde estatísticas a respeito da ocorrência de traumas na região de Campinas até dados que envolvem o atendimento pré hospitalar, como a quantidade de ambulâncias disponíveis para atender às emergências nessa região. Tais dados e ensinamentos são transmitidos pelo P.A.R.T.Y visando à conscientização do público quanto ao prejuízo do uso de álcool combinado à direção, além das graves consequências de outras atitudes irresponsáveis no trânsito, destacando sempre como evitá-las.
Os participantes também tiveram a oportunidade de, guiados pelos alunos da Liga do Trauma da Unicamp, conversar com pacientes internados nas enfermarias, vítimas de traumas ocorridos no trânsito. Nessa experiência puderam perceber como os incidentes relatados ocorreram em decorrência de alguma atitude imprudente, a qual poderia ser evitada, poupando os envolvidos. Os alunos ficaram entretidos e comovidos com essa parte da atividade. “Foi interessante ver a interação dos pacientes com os alunos que nos guiaram. Pudemos aprender um pouco do que faremos no futuro como médicos” disse o calouro Matheus Bevilaqua de 19 anos.
Assim, o COPELT 2018 espera que as próximas edições do P.A.R.T.Y a serem realizadas durante o ano também atinjam, de diferentes maneiras, os alunos participantes. Esperamos que, após a participação no programa, esses jovens se tornem cidadãos mais conscientes e tomem suas atitudes com maior responsabilidade no trânsito.
Ana Flávia S. Amaral