P.A.R.T.Y. Brasil: Ribeirão Preto comemorará 10 anos de programa em 2018

Enfermeira Daniela B. Bittar, Dra. Ana Helena Parra e Laura I. S. Caetano. Equipe do P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto 2018

O programa P.A.R.T.Y. – Prevenção do Trauma Relacionado ao Uso do Álcool na Juventude – foi idealizado na cidade de Toronto, no Canadá, pelo Centro de Ciências de Saúde de Sunnybrook, em 1986. Desde sua implementação, o projeto vem se expandindo para outros países, tais como Brasil, Japão, Austrália, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Esse programa chegou ao Brasil em 2008, sendo Ribeirão Preto (SP), a cidade pioneira em sua implementação. Portanto, é com muita alegria que Ribeirão comemora 10 anos de Programa neste ano de 2018.

O sucesso do Programa na cidade inspirou e motivou outras localidades a implantarem o P.A.R.T.Y. Hoje, além de Ribeirão Preto, ele já está presente em 6 cidades e 4 Estados brasileiros: Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Grande Vitória (ES), São Luís (MA) e Canoas (RS).

O Programa P.A.R.T.Y. tem como missão a conscientização de jovens quanto aos riscos no trânsito relacionados a atitudes impensadas e seus agravos à saúde, em plano individual e coletivo. Segundo a Coordenadora do Programa em Ribeirão Preto, Dra. Ana Helena Parra, a ideia é que o jovem veja, controle e diminua os riscos potenciais de trauma no trânsito, alertando-o sobre a importância de fazer escolhas corretas, refletindo sobre suas consequências e em seu futuro.

A Equipe de 2018 é composta pela Coordenadora do Programa, Dra. Ana Helena Parra, pela Coordenadora do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Enfª. Dra. Daniela Borges Bittar, as alunas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Laura Izilda Saravale Caetano e Lina de Moura Mendes, e demais parceiros intra e intersetoriais.

A Enfª. Dra. Daniela Borges Bittar coloca que o principal esforço da equipe é que cada pessoa sensibilizada seja capaz de reconhecer situações de risco em potencial para adotar comportamentos que minimizem exposições desnecessárias e de multiplicar o aprendizado na família e comunidade.

As oficinas do P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto são direcionadas à:

  • Jovens: por ser a população mais envolvida em acidentes de trânsito, economicamente ativa e estarem prestes a tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Universitários e futuros profissionais de saúde: para que se apropriem do conhecimento e sejam multiplicadores dos riscos que o trânsito oferece;
  • Profissionais de saúde de outras cidades da região: para que implementem o programa em seus municípios de modo a difundir a ideia da prevenção de acidentes e violências no trânsito em todo o país.

Em parceria com a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCFMRP), são realizadas palestras por uma equipe inter e transdisciplinar composta por médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, profissionais do SAMU, da TRANSERP (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto), membros da Vigilância Epidemiológica da SMS e acadêmicos de Enfermagem da USP. Cada um deles aborda sua visão profissional sobre o trauma, suas experiências e impactos dos acidentes de trânsito em sua rotina de trabalho.

Nesse ano comemorativo dos 10 anos do Programa, a Equipe de Ribeirão Preto pretende realizar um Evento com a apresentação do Histórico do P.A.R.T.Y. na cidade e uma honrosa Homenagem aos Parceiros.

 

*Crédito imagem: Alexandre Mishima dos Santos. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s