Programação de Ações para o Movimento Maio Amarelo 2018 em Ribeirão Preto – SP

Grupo de Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção à Saúde

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, de modo a levantar questionamentos acerca das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento das pessoas no trânsito.

A Campanha coloca em pauta o tema segurança viária e mobiliza toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos e promovendo ações coordenadas pelo Poder Público e Sociedade Civil: Órgãos de Governo, Empresas, Entidades de Classe, Associações, Federações e Sociedade Civil Organizada.

Pretende-se discutir o tema efetivamente, engajando-se em ações e propagando o conhecimento de forma a abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.

O tema do Movimento Maio Amarelo para o ano de 2018 é: “Nós somos o trânsito”. A Campanha chega a sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Em atenção ao Movimento Maio Amarelo, o Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção à Saúde da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, juntamente com seus parceiros, realizará atividades educativas durante todo o mês de maio e também ao longo do ano.

Os principais parceiros colaboradores e atuantes neste ano são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, SEST–SENAT, TURB Transportes, TRANSERP (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A), SAMU, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto–USP, Centro Universitário Barão de Mauá, Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP e o Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

A fim de decidir e debater a Programação de Ações que serão desenvolvidas durante a campanha “Maio Amarelo 2018”, o Grupo de Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção à Saúde, se reuniu na quarta-feira, dia 11 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 13 de Maio. A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A), do SAMU, do SEST-SENAT e da TURB – Transportes.

Durante o encontro, foram confirmadas a realização de 11 Ações Educativas, com o intuito de alertar a população sobre os riscos que o trânsito pode oferecer e quais atitudes devem ser tomadas para minimiza-los. As ações serão desenvolvidas em diferentes locais do município, a fim de alcançar grande número de pessoas na sociedade, visando difundir a importância do respeito às leis de trânsito e a redução do número de acidentes.

Ações Confirmadas para o Movimento Maio Amarelo 2018:

Data Ação Desenvolvida
06 de maio Blitz Educativa em Homenagem ao Retorno da Ciclo faixa
07 de maio Panfletagem no Campus da USP – Ribeirão Preto
08 de maio Blitz Educativa Inaugural – Maio Amarelo
09 de maio Palestra Programa P.A.R.T.Y. – Especial Maio Amarelo
13 de maio Blitz Educativa em Homenagem ao Dia das Mães – com Entrega de Rosas Amarelas
16 de maio Palestra SEST-SENAT
16 de maio Evento Principal no Novo Shopping
19 de maio Evento no Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya
22 de maio Blitz Educativa na Praça da Bicicleta
23 de maio P.A.R.T.Y. Especial – Maio Amarelo
24 de maio Panfletagem para Motoristas e População no Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s