Participantes do P.A.R.T.Y.  como multiplicadores da prevenção do trauma no trânsito

P.A.R.T.Y. Campinas, 22/05/18

Na terça feira (22/06/18), foi realizado mais um P.A.R.T.Y. Campinas no Hospital das Clínicas da Unicamp. Nesse evento, contamos com a presença de 38 alunos da Escola Estadual Orlando Signorelli, que participaram ativamente das palestras e atividades desenvolvidas durante a tarde.

Entre os objetivos do Programa P.A.R.T.Y., visamos informar aos jovens, população de maior risco para o trauma, sobre as consequências da lesão traumática. Evidenciamos que as escolhas feitas pelas pessoas podem ser ruins e levá-las ao trauma relacionado ao trânsito, que poderiam ser prevenidos. Além disso, uma vez conscientizados, esperamos que os alunos atuem como multiplicadores e possam divulgar a mensagem de prevenção para outras pessoas em sua comunidade.

Nesse sentido, entre os temas mais impactantes aos jovens, estão aqueles relacionados aos vídeos mostrados e aos traumas apresentados pelos pacientes visitados na enfermaria. Percebe-se que a informação que é vista na prática chama mais a atenção. Além disso, estatísticas que se referem a eventos muito recorrentes, como os traumas motociclísticos e àqueles associados ao uso de bebida alcoólica, também sensibilizam os alunos.

“Eu falaria para as pessoas não correrem, usarem capacete e antena corta fio quando forem andar de moto”; “Eu achei interessante pensar que quando a gente entra em um carro em que o motorista bebeu, também somos culpadas, não devemos culpar só ele se alguma coisa acontecer”; “Eu diria para tomar cuidado nas ultrapassagens” – opinião das alunas Giovana Rodrigues, Laura Alencar e Sabrina Emanoeli, do segundo ano do ensino médio.

Sendo assim, podemos perceber que as informações apresentadas no P.A.R.T.Y. sensibilizam e mostram aos alunos a importância da prevenção e as possíveis consequências de algumas escolhas erradas. Espera-se que essas informações modifiquem o comportamento e as decisões tomadas por esses jovens, assim como também sejam transmitidas aos seus colegas e familiares.

Ana Flávia S. Amaral

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s