No primeiro semestre de 2018 o P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto se destaca em ações de prevenção de acidentes de trânsito

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio e Colaboradores do Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto

O Programa P.A.R.T.Y. tem como missão a conscientização de jovens frente aos riscos no trânsito relacionados a atitudes impensadas e seus agravos à saúde, em plano individual e coletivo. Objetiva-se que o jovem veja, controle e diminua os riscos potenciais de trauma no trânsito, alertando-o sobre a importância de fazer escolhas corretas e refletindo sobre as consequências em seu futuro. Dessa forma, no primeiro semestre de 2018, o Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto sensibilizou 297 jovens de sete instituições de ensino da cidade e da região.

O principal esforço da equipe multidisciplinar e intersetorial foi direcionado à mobilização de jovens a fim de que reconheçam situações de risco em potencial para adotar comportamentos que minimizem exposições desnecessárias e multiplicar o aprendizado na família e na comunidade.

As oficinas realizadas pelo Programa no primeiro semestre de 2018 tiveram como foco: alunos de ensino médio que possuem idades próximas a adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estudantes de nível técnico, estudantes de graduação e profissionais de saúde. Dentre as escolas participantes, destacaram-se:

  • E. Otoniel Mota, sempre presente no programa desde o ano de sua implantação em Ribeirão Preto, contribuindo com questionamentos relevantes durante a apresentação do Programa pela Dra. Ana Helena Parra;
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), presente com futuros profissionais, o que possibilita sensibilizá-los para implantar novos Programas em outras regiões do país;
  • Colégio Moura Lacerda com alunos interessados pela temática discutida, principalmente durante a exposição do representante da TRANSERP Delcides Gomes de Araújo Jr.;
  • Colégio Tecno-Sert, com alunos do Curso Técnico de Enfermagem do município de Sertãozinho, participando pela primeira vez e mostrando-se envolvidos na possibilidade de firmar parcerias e implementar o P.A.R.T.Y. na cidade de Sertãozinho;
  • E. Dr. Francisco da Cunha Junqueira, provenientes do distrito de Bonfim Paulista, levantando questionamentos e experiências, de modo a contribuir com as discussões realizadas pelo Cabo Diógenes Zucco do Corpo de Bombeiros;
  • E. Guimarães Júnior, nova integrante do quadro de parceiros do programa, destacando-se com alunos participativos, que enriqueceram as discussões apresentadas por todos os parceiros do projeto, contando experiências vividas acerca da temática.

É importante colocar que o P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto tem como característica a forte parceria estabelecida entre vários setores da sociedade, que exercem trabalhos relacionados à prevenção do trauma no âmbito do transporte, da saúde e da educação. As ações promovidas por essas instituições, passam a integrar o Programa, podendo ser considerada uma extensão desse.

Neste semestre, em comemoração ao movimento Maio Amarelo, foi realizada uma edição especial do programa que contou com a participação de alunos da graduação dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). O objetivo foi que esses futuros profissionais se apropriassem do conhecimento construído ao longo da oficina e se tornassem propagadores das informações relacionadas à prevenção primária do trauma.

Um outro exemplo de atitude desenvolvida, visando trabalhar os comportamentos de risco no trânsito, foram as Blitz Educativas promovidas pela TRANSERP (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A), em que os colaboradores do P.A.R.T.Y. também participaram. As Blitz tinham como foco realizar orientações aos motoristas sobre os fatores de risco do trânsito, a fim de minimizar os índices de acidentes.

Sendo assim, no primeiro semestre de 2018, o P.A.R.T.Y. de Ribeirão Preto e seus parceiros implementaram inúmeras ações, além das oficinas quinzenais habituais, o que fortalece nossa rede intersetorial de prevenção de acidentes e contribui com a sociedade, já que a principal causa de acidentes decorre de falhas humanas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s