Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto retorna suas atividades no segundo semestre de 2018

Alunos da E.E. Guimarães Júnior e Colaboradores do Programa P.A.R.T.Y

No dia 08 de agosto, foi realizada a primeira oficina do Programa P.A.R.T.Y. do segundo semestre de 2018 em Ribeirão Preto/SP. Nessa edição, alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Guimarães Júnior participaram das atividades e discussões propostas pelos parceiros do programa, acerca da prevenção de acidentes e promoção da saúde.

Nesse dia, contamos, pela primeira vez, com a participação do Colaborador João Batista, expondo sua experiência frente as dificuldades enfrentadas decorrentes da lesão irreversível que sofreu, de modo a alertar e aconselhar os jovens a diminuir exposições aos riscos.

A história de vida do senhor João foi muito importante para que os alunos conseguissem visualizar a gravidade que uma “brincadeira” pode possuir. Visto que, esse tornou-se tetraplégico ao pular em uma piscina e bater sua cabeça no fundo dessa, acarretando várias dificuldades em sua vida diária que, foram superadas com muito esforço e motivação. Os alunos ficaram bastante emocionados com seu relato e dispostos a repensar e a mudar suas atitudes, a fim de minimizar o trauma.

Atualmente, o senhor João encontrou incentivo para enfrentar e superar suas limitações pintando lindos quadros. Tanto que, nessa edição do programa, ele os levou para os mostrar aos alunos, dando-lhes um exemplo de superação.

Senhor João Batista e alunos da E.E. Guimarães Júnior

Para o senhor João, participar do programa P.A.R.T.Y. pela primeira vez, foi uma experiência nova e muito boa, pois o permitiu passar informações e aconselhar os jovens acerca de atitudes que devem ser tomadas para diminuir a exposição ao risco e ao trauma, e os incentivar a viver intensamente, sem limitações.

Para a aluna S.P.A.S., 17 anos, participar do Programa P.A.R.T.Y. foi de extrema importância, pois lhe proporcionou vários conhecimentos e a conscientizou de suas ações acerca dos acidentes de trânsito. Essa considera que a experiência que teve a oportunidade de vivenciar na sala de trauma da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCFMRP) foi incrível e lhe proporcionou um “choque de realidade”, assim como as palestras e os relatos dos Colaboradores do programa que vivem com sequelas irreversíveis decorrentes do trauma.

Desta forma, o Programa P.A.R.T.Y. de Ribeirão Preto busca inovar em várias atividades, palestras e depoimentos que propiciem com que os jovens desenvolvam uma visão mais responsável frente as suas atitudes dando-lhes autonomia e, fazendo com que esses se tornem propagadores das informações expostas e construídas ao longo da oficina do Programa.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s