PARTY Brasil Campinas – SAMU no Atendimento ao Traumatizado

P.A.R.T.Y. Campinas 21/08/18

Na última terça feira, 21 de agosto, o Programa P.A.R.T.Y. Campinas recebeu a visita de mais uma escola, contando com a participação de 37 alunos da Escola Estadual Américo Godoy nos momentos de vivência, durante a tarde, no HC da Unicamp.

Enfermeiro Valdir de Assis – SAMU Campinas

Entre as apresentações, o programa contou com a presença do enfermeiro Valdir de Assis que, representando o SAMU Campinas, transmitiu diversas informações aos jovens cidadãos e futuros condutores. Estes puderam compreender quais as situações em que o SAMU deve ser acionado, como o serviço funciona e se organiza, noções de tempo resposta, a importância de não transgredir a legislação de trânsito, o trote telefônico que atrapalha o serviço e, sobretudo, como é importante fazer opções seguras no trânsito.

O SAMU Campinas atualmente conta com aproximadamente 13 ambulâncias, sendo 10 delas de suporte básico e 3 de suporte avançado, disponíveis para atender aos chamados da população. As ambulâncias de suporte básico contam com a presença de um motorista socorrista e um técnico de enfermagem, enquanto as ambulâncias de suporte avançado são compostas por um motorista socorrista, um enfermeiro e um médico; e são enviadas quando a situação do paciente é mais grave.

O serviço deve ser acionado pelo número 192 em situações de trauma de automóveis, atropelamentos, traumas com motocicletas, casos clínicos de infartos, derrames, trabalhos de parto, entre outros. Todas as ligações são atendidas em uma central de regulação e, dependendo da gravidade do caso, são liberadas as ambulâncias adequadas. Além disso, para uma cobertura mais eficiente de todas as localizações da cidade, o SAMU também conta com uma divisão de bases em diferentes distritos, de forma descentralizada.

Com todas essas informações, os alunos puderam entrar em contato com a complexidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, compreendendo melhor um pouco de seu funcionamento, quando e como devem solicitar ajuda.

Participantes P.A.R.T.Y. Campinas 21/08/18

Ana Flávia Scarelli Amaral

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s