Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto: a importância da participação e troca de experiências para promover a reflexão dos jovens

Na quarta-feira, 29 de agosto, foi realizada mais uma oficina do Programa P.A.R.T.Y. em Ribeirão Preto, na Unidade de Emergências do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCFMRP), tendo como participantes os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Guimarães Júnior.

Nesse dia, a oficina do Programa contou com palestras de inúmeros parceiros que trabalham com o atendimento da pessoa com trauma, mostrando a importância do trabalho em equipe entre vários setores da sociedade para a garantia da vida e quais medidas devem ser tomadas para que os índices de acidentes de trânsito diminuam.

Durante a oficina, os alunos mostraram-se bastante participativos e interessados pelas discussões levantadas pelos parceiros do Programa, tanto que, dois dos alunos presentes, trouxeram experiências pessoais relacionadas à perda de entes queridos em decorrência de acidentes de trânsito e qual o seu impacto nas famílias.

L.H.S.F., 17 anos, em seu depoimento, diz que sempre tentou esconder esse episódio triste de sua vida, que foi a morte de sua irmã de 8 anos de idade devido a um atropelamento. Mas que, com a discussão apresentada pelos parceiros do programa, decidiu contar tal acontecimento, a fim de que seus colegas assumam atitudes prudentes e responsáveis frente ao trânsito. L.H.S.F. relatou que tal fato ocorreu em 2005, quando tinha 3 anos de idade. Essa história teve como acontecimento, o atropelamento de sua irmã por um motorista embriagado que estava em alta velocidade e a atingiu em cima de uma calçada. L.H.S.F. diz que a morte de sua irmã acarretou vários impactos para sua família, dentre eles, a dependência de antidepressivos por seus pais e o sofrimento que, até hoje permeia sua família devido a não aceitação da morte. L.H.S.F., afirma ter desenvolvido sintomas depressivos que, até hoje, impactam sua vida.

 Para a aluna F.P.B., 17 anos, as palestras do Programa P.A.R.T.Y. foram de enorme importância, pois por meio delas, ela pôde visualizar melhor quais são as principais causas de acidentes de trânsito que podem ser evitadas por meio da adoção de medidas simples. Em seu relato, F.P.B., afirma ter perdido sua irmã de 8 meses de idade devido a um acidente de trânsito, em que a mesma se encontrava no banco de trás do carro, sem a cadeirinha e o cinto de segurança. Devido ao impacto ocorrido entre 2 veículos, ela foi arremessada contra o para-brisa do carro, de modo a não resistir aos ferimentos e ir a óbito. F.P.B. afirma que, apesar de não ter conhecido sua irmã, a perda dela é sentida e acredita que tal fatalidade poderia ter sido evitada.

FOTO: L.H.S.F. e F.P.B., alunos da E.E. Guimarães Júnior

As discussões levantadas e os relatos desses dois alunos foram importantes para a concretização da sensibilização dos demais estudantes, pois eles puderam ver de perto que todos nós estamos expostos aos riscos que o trânsito oferece e  que medidas simples podem ser adotadas para minimizar os riscos e a ocorrência dos acidentes de trânsito.

É sempre importante enfatizar que a participação dos nossos colaboradores é muito valiosa em cada uma das oficinas:

FOTO: Sr. João, Dr. Niltão e Zé, colaboradores do Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s