P.A.R.T.Y. Campinas: Atuação e parceria da equipe de enfermagem no Trauma

P.A.R.T.Y. Campinas 28/08/18

No dia 28 de agosto de 2018 foi realizado com sucesso mais uma edição do P.A.R.T.Y., dessa vez com a participação dos 83 alunos da EE VITOR MEIRELLES que ouviram e foram conscientizados sobre os perigos relacionados a atitudes irresponsáveis no trânsito. O programa tem uma função fundamental de prevenção, trazendo aos jovens em idade ainda precoce, a discussão sobre quais medidas tomar para que o número de traumas relacionados ao trânsito diminua.

Priscila Tami Miyagusuko, que teve seu trabalho exposto no XIII Congresso SBAIT/XX CoLT, em Curitiba

Um dos grandes parceiros do programa são a equipe e estudantes de enfermagem que atuam através da Liga do Trauma da Unicamp nas visitas aos leitos e conversa com os alunos participantes do P.A.R.T.Y. Além de conscientizar a todos sobre o assunto, é também um tempo para explicar quais as funções do profissional de enfermagem no atendimento ao politraumatizado. Tal atendimento necessita de uma equipe multidisciplinar bem preparada, capaz de oferecer à vítima o tratamento adequado. Nesse contexto, a equipe de enfermagem tem um papel fundamental, sendo responsável por prestar assistência rápida e eficaz, de maneira que sejam precocemente diagnosticadas situações complicadoras à recuperação do paciente.

Uma das alunas de enfermagem, Priscila Tami Miyagusuko, afirma que a participação na Liga do Trauma e no P.A.R.T.Y. foi imprescindível para vivenciar a experiência de uma atuação verdadeiramente multidisciplinar, preparando a todos, tanto estudantes de medicina quanto de enfermagem, para uma prática eficaz no atendimento em saúde.

Além da experiência no P.AR.T.Y. a aluna conta também de sua atuação em um projeto de extensão, coordenado pela professora Ana Paula Boaventura, co-orientadora da Liga de Enfermagem em Trauma da Unicamp, que realiza treinamentos com profissionais de escolas e creches da região da Unicamp. Durante o treinamento, são propostas situações de trauma cotidianas envolvendo crianças, como queda no parquinho, engasgamento e RCP. O objetivo é que o projeto se estenda não só para a capacitação dos funcionários, mas também das próprias crianças. Intitulado como “A simulação realística no treinamento de professores e funcionários em emergências no ambiente escolar”, o projeto foi exposto como trabalho científico no XX COLT – Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, realizado no período de 23 a 25 de agosto de 2018, em Curitiba-PR.

A atuação da equipe multidisciplinar é um dos temas abordados pelo P.A.R.T.Y., através de vivência com os mais variados parceiros na linha de atuação diante de um trauma como: polícia militar, bombeiros, SAMU, banco de sangue, Serviço Social, enfermagem, dentre outros. Dessa forma, os alunos podem compreender a seriedade da situação, além de serem orientados a tomarem decisões responsáveis no trânsito.

Por Fernanda Molles

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s