Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto retorna a suas atividades neste ano e parceiros já planejam o Movimento Maio Amarelo 2019

No dia 27 de fevereiro aconteceu a primeira oficina de 2019 do Programa P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto – SP. Os estudantes da Escola Estadual Otoniel Mota, instituição presente desde o início das edições do Programa em Ribeirão Preto – há mais de 10 anos – participaram dessa oficina. Contamos com a presença de 28 alunos do terceiro ano do ensino médio da referida escola, prestes a retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A participação dos parceiros do programa, Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, SAMU, Escola de enfermagem e voluntários vítimas de acidentes cumpriu a proposta de mostrar aos jovens os inúmeros fatores de risco que o trânsito oferece e como tomar melhores decisões.

Dr. César Ricardo Soares Medeiros na palestra sobre o SAMU

A Equipe do SAMU contou com a presença Enfermeira Responsável Técnica Andrea Nakamura Prates Gustavo e do Médico Cardiologista e Emergencialista Dr. César Ricardo Soares Medeiros, os quais contribuíram levando importantes informações aos jovens presentes. Foram levantadas questões significativas acerca da importância de se tomar atitudes responsáveis e prudentes frente ao trânsito, tendo em vista que, segundo a OMS, a faixa etária jovem é a mais envolvida em ocorrências de trânsito. Também abordaram a relevância da comunicação assertiva ao contatar os serviços de emergência (190, 192, 193) para buscar o socorro especializado em episódios de incidentes de trânsito, além de não realizar trotes. Foram esclarecidas as funções das instituições SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a fim de que os estudantes soubessem como agir da melhor forma frente às ocorrências de trânsito.

Alunos da E.E. Otoniel Mota realizando a visita supervisionada à Sala de Trauma da UEHC.

Além disso, nesse primeiro trimestre de 2019, também realizamos a primeira Reunião de Organização do Movimento Maio Amarelo. Destacamos que foram firmadas várias parcerias novas com organizações ligadas ao trânsito e instituições educacionais, de modo a ampliar as ações do mês de maio de conscientização da população em relação aos riscos que o trânsito oferece. O objetivo é simples: diminuir as estatísticas de traumas no trânsito, responsáveis por inúmeras lesões irreversíveis e fatais.

Algumas das atividades programadas para o mês de maio acontecerão nos dias 24, 25 e 26 com a participação da Empresa Harley-Davidson de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto Chapter Brasil – HOG e Ladies Harley – HOG, tendo como foco os motociclistas, que são as principais vítimas de ocorrências de trânsito, segundo dados da OMS.

Informações e imagens:

P.A.R.T.Y. Ribeirão Preto / GAPAT – Grupo de Avaliação e Prevenção de Acidentes de Trânsito e Transporte

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s