Um dos parceiros do P.A.R.T.Y na Unicamp, o SAMU Campinas, apresenta seu papel no atendimento pré-hospitalar.

Por: Vanessa de Aguiar

Orientador: Dr Thiago Calderan

P.A.R.T.Y. Campinas 09/04/19

Na terça-feira, 09 de abril de 2019, ocorreu a quinta edição do Programa P.A.R.T.Y. Campinas desse ano no HC da Unicamp. Pudemos contar com a presença de 44 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Adalberto Nascimento, que participaram ativamente dos momentos de vivência no hospital, demonstrando muito interesse por meio das diversas perguntas realizadas durante as palestras.

Entre os temas abordados, contamos com o enfoque do enfermeiro Valdir do SAMU de Campinas, um dos parceiros do Programa, da importância do atendimento pré-hospitalar (APH) ao traumatizado. “O trauma é uma lesão de extensão e intensidade variáveis e sua ocorrência exige atendimento de emergência a vítimas de traumas ou em situações clínicas no ambiente extra-hospitalar. O atendimento pré-hospitalar móvel faz parte do sistema de assistência às urgências, constituindo-se um tipo de serviço de saúde no Brasil. Caracteriza-se por prestar assistência às pessoas em situações de agravos urgentes nas cenas em que os eventos ocorrem, garantindo atendimento precoce e adequado, assim como o acesso do usuário ao Sistema de Saúde, sendo capaz de influir positivamente nas taxas de morbidade e mortalidade por trauma, por minimizar as sequelas decorrentes de um primeiro atendimento tardio ou inadequado”.

“Na avaliação primária (ao traumatizado) realiza-se uma visão geral do estado da vítima e serão verificadas quais situações apresentam risco à vida e com isso, realizar as intervenções de urgência até estabilizá-la e transportá-la ao hospital. A correta avaliação da vítima requer do profissional que a atende o domínio do conhecimento, competência e habilidades para tomar decisões rápidas e precisas, e para definir prioridades na execução das devidas ações”.

Segundo o enfermeiro Valdir “uma das importâncias do atendimento pré-hospitalar consiste em manter o paciente vivo e/ou transportá-lo da melhor forma possível, a fim de evitar danos secundários ao trauma, ou seja, o APH estando a serviço da população oferece a melhor resposta para a situação específica necessária, mudando o prognóstico do doente e consequentemente, uma recuperação mais rápida e eficaz.”

“Para finalizar, apresento os 5 princípios do SAMU que resumem de forma precisa toda a sua importância: (1) considerar o auxílio médico de urgência uma atividade sanitária; (2) atuar rapidamente no local do sinistro com procedimentos eficazes e adequados; (3) abordar cada caso com cuidados médicos, operacionais e humanitários; (4) trabalhar em interação nas operações de socorro, mas com responsabilidades estabelecidas para cada profissional; (5) realizar ações preventivas em complementação com a ação de urgência”

Dessa forma, com a participação do SAMU Campinas, um dos parceiros do Programa P.A.R.T.Y. na Unicamp, através do enfermeiro Valdir, nós e os participantes de cada uma das edições do programa, podemos entender o papel e importância do APH no traumatizado.

Leave a comment