Retomada das atividades do PARTY Campinas Unicamp e a importância do contato direto dos alunos com os pacientes vítimas de trauma

P.A.R.T.Y. Campinas / Unicamp 20/08/19

Por: Vanessa de Aguiar

Na última terça-feira, 20 de agosto, ocorreu mais uma edição do Programa P.A.R.T.Y. Campinas, reiniciando as atividades no segundo semestre de 2019. Contamos com a presença de 81 alunos da Escola Estadual Residencial São José do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de participar de atividades para conscientização sobre os riscos no trânsito a que estão expostos, e principalmente como preveni-los.

Uma atividade muito significativa e presente em todas as edições do P.A.R.T.Y. é a realização de visitas monitoradas à ala de Internação do Trauma, Ortopédica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras enfermarias do HC, promovendo um contato direto dos alunos participantes com pacientes vitimas de trauma, através de conversas e relatos por parte do traumatizado,  com o objetivo de vivenciar a realidade daqueles que vivem com as consequências dos mesmos riscos a que os próprios jovens estão constantemente expostos e sensibilizá-los.

O paciente Carlos Eduardo Mota foi um dos parceiros nessa edição do programa. Vítima de um trauma moto x caminhão, utilizou de sua história para conscientizar os alunos sobre o quanto decisões erradas e a falta da devida atenção no trânsito podem resultar em consequências sérias e, no caso dele, definitivas. E expõe sua concepção a respeito do programa “Presenciando o que aconteceu comigo, as chances de algo semelhante acontecer com esses alunos no futuro são muito menores, com certeza, porque eles vão refletir sobre a minha história e lembrar disso no futuro. Em uma idade em que eles não possuem contato com vítimas de trauma, a menos que tenha acontecido algo semelhante na família, uma história como a minha vai ficar marcada na memória deles.”

E acrescenta “Também acho que, quando se ensina algo para as pessoas desde cedo, elas crescem com essa mensagem sendo positiva ou negativa, utilizando a segunda opção como um ensinamento.”

Dessa forma, mais uma edição do PARTY pôde ser concluída e mais 81 alunos tiveram a oportunidade de adquirir um conhecimentos importantes para sua faixa que podem possibilitar melhorar a sua capacidade de refletir em suas ações futuras.

Participantes P.A.R.T.Y. Campinas / Unicamp 20/08/19

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s