P.A.R.T.Y. para os profissionais do HC Unicamp e visita de alunos de intercâmbio

Por: Vanessa de Aguiar

No dia 10 de setembro de 2019, tivemos mais uma edição do Programa P.A.R.T.Y. Campinas no HC da Unicamp. Contamos com a participação de 15 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Guido Segalho, que demonstraram muito interesse nos temas abordados através de diversas perguntas e participação ativa e de quatro estudantes da Universidade de Cardiff, no Reino Unido e dois da Universidade de Lineu (Lineė Universitetet), que fica em Växjö e Calmar, na Suécia. Os estudantes vieram ao Brasil para um programa de intercâmbio pela Faculdade de Enfermagem , onde conheceram o programa e participaram das atividades do P.A.R.T.Y.

Estudantes da Universidade de Cardiff, no Reino Unido e da Suécia

Nessa semana, expandimos o objetivo do programa para além dos alunos do ensino médio sobre prevenção de traumas e os riscos que a imprudência no trânsito gerada pela ingestão de bebidas pode causar sobre a saúde dos cidadãos. Começamos a conversar com os profissionais do HC sobre o programa e todos os resultados positivos que ele carrega para que, assim como os alunos, esses profissionais também atuem como ampliadores da conscientização sobre álcool e direção combinados.

P.A.R.T.Y. Campinas – Unicamp – 10/09/19

Uma parcela dos profissionais que conheciam o PARTY apresentaram suas visões acerca do programa:

Enfermeira Julieth Lage, da Unidade de Emergência Referenciada (UER): “É muito interessante levar alunos do ensino médio para mostrar a realidade vivenciada no nosso hospital. É muito fácil e comum ouvir sobre trauma na televisão, mas as pessoas de fora não sentem o verdadeiro impacto, já que se tornou algo constante e, quando não se sente esse impacto, não impõe mudanças. Sem precisar ir muito longe, aqui mesmo no HC, temos uma alta taxa de traumas envolvendo jovens combinando direção com o álcool, colocando em risco a própria vida e de outras pessoas. Essa vivência é muito válida para fins de aprendizado e de conscientização, já que eles veem a nossa vivência e como tudo ocorre na prática, o que repercute em suas atitudes, seja na condução sob efeito de álcool ou somente uma direção imprudente mesmo, como exemplo, dirigir em alta velocidade. Isso contribui para alterar a atitude deles com o tempo. Acho que temos que mostrar a realidade como um todo com a intenção de sensibilizar e fazer com que haja mudança de atitude.”

Ciro Belitardo, R3 de Cirurgia Avançada: “A primeira vez que ouvi falar do P.A.R.T.Y., foi no site da SBAIT. Me levando a curiosidade de saber o que era, fui pesquisar. Achei o programa muito bom, com finalidade social de alto impacto.A ideia de trazer alunos ao local onde existem as consequências de bebida+direção, mostra que é algo real, que algo simples pode ter consequências devastadoras, tanto para quem bebeu, quanto para todos os familiares.”

Apesar da participação desses profissionais, pudemos perceber que muitos ainda não conhecem o P.A.R.T.Y. ou conhecem muito superficialmente, portanto, junto com a benéfica ação de propagar a conscientização e os riscos de um trauma, também conseguimos amplificar o conhecimento das pessoas sobre o programa. Dessa forma, pretendemos, junto com as próximas edições, continuar promovendo essa ação de multiplicadores do programa para os diversos profissionais do HC.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s