P.A.R.T.Y. Maceió realiza terceira edição de 2019

No dia 30/10/19, foi realizada a terceira edição do Programa de Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude (P.A.R.T.Y), em Maceió-AL, contando com a participação de 35 alunos do Colégio Edson Monteiro que puderam sentir a experiência de conhecer o P.A.R.T.Y.

Participantes P.A.R.T.Y. Maceió 30/10/19

Os alunos foram transportados até o local, onde foram recepcionados pelos integrantes da Liga Acadêmica de Estudo do Trauma e Emergência da Uncisal (LAETE).

Antes do início das palestras, a ligante Ellyzeu dos Santos aplicou um pré-teste, para que os estudantes pudessem avaliar e comparar seus conhecimentos sobre acidentes de trânsito, negligências,imprudências, serviços de urgência e emergência antes e após as apresentações.

Ligante Kamilla Pereira apresentando o Programa P.A.R.T.Y.

A Ligante da LAETE, Kamilla Pereira, fez uma breve introdução sobre o P.A.R.T.Y, apresentando as principais causas de mortes em jovens no Brasil e como elas poderiam ser evitadas. Os alunos participaram de aulas teórico- prática e em nome do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), o tenente Cícero Emanuel e sua equipe apresentaram a realidade dos acidentes de trânsito em Maceió e no país, além dos efeitos catastróficos da imprudência dos motoristas ao dirigirem sob efeito do álcool. Além disso, puderam conhecer sobre o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da palestra da ligante Vivyan Barros, que apresentou o trabalho e o cotidiano da equipe do SAMU, além dos momentos em que se deve acionar o 192.

Dr. Amauri Clemente da Rocha acompanhando os alunos na visita ao Hospital

Em seguida, os alunos tiveram oportunidade de visitar a Ala ortopédica (Ala G) do Hospital Geral do Estado (HGE), onde, graças ao auxílio da assistente administrativa desta ala, Janaína de Fátima da Silva Marinho, conheceram o ambiente hospitalar e ouviram o depoimento de algumas vítimas internadas. Depois, seguiram para Ala Vermelha Trauma (porta de entrada da Urgência do hospital) onde foram recepcionados pelo Tutor da Liga e médico de plantão, Dr. Amauri Clemente da Rocha, e puderam conhecer um pouco da realidade do atendimento a vítimas de trânsito.

Ao final da visita, puderem ouvir os relatos do tutor Amauri Clemente da Rocha que lhes contou sobre sua experiência. O tutor, que é um dos repre-sentantes da SBAIT e um dos maiores incentivadores da melhoria e evo-lução da prevenção e tratamento ao trauma, também foi vítima de um acidente automobilístico e pode passar sua experiência.

Informações e imagens: Liga Acadêmica de Estudo do Trauma e Emergência da Uncisal (LAETE)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s