P.A.R.T.Y. Maceió realiza sua quarta edição

Participantes 4ª edição P.A.R.T.Y. Maceió

No dia 27 de novembro foi realizada a quarta edição do Programa de Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude (P.A.R.T.Y), em Maceió-AL. O programa contou com a participação de 37 alunos de 04 colégios do município de São Sebastião, no interior de Alagoas (Emeb Prof. Ricardo Vieira De Lima; Emeb Profa. Maria Queiroz Ferro; Emeb Ver. Expedito Porfírio Dos Santos; Emeb Padre Jose Dos Santos Mousinho; Emeb Natanael Da Silva; Emeb Padre Anchieta) e 03 funcionários da Secretaria Municipal De Educação de São Sebastião.

Os alunos foram recepcionados por 05 integrantes da Liga Acadêmica de Estudo do Trauma e Emergência da Uncisal – LAETE- (Maria Verônica ALves, Santília Tavares, Bruna Melo, Ellyzeu França e Rita de Cássia). Antes do início das palestras, a ligante Rita de Cássia realizou um pré-teste e fez uma breve introdução sobre o P.A.R.T.Y., para que os estudantes pudessem avaliar e comparar seus conhecimentos sobre acidentes de trânsito, negligências, imprudências, serviços de urgência e emergência antes e após as apresentações.

Em seguida tiveram aulas teórico-prática com alguns representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Renolfo Ferreira Alves, Cicero Emanuel da silva Costa e Arnaldo Martins, que apresentaram a realidade dos acidentes de trânsito em Maceió e no país, além dos efeitos catastróficos da imprudência dos motoristas ao dirigirem sob efeito do álcool e fizeram testes com bafômetro para que os jovens pudessem entender a importância das ações da Lei Seca. Além disso, puderam conhecer sobre o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da palestra com o neurocirurgião e médico do SAMU Dr. Arnon Alves Filho, que apresentou o trabalho e o cotidiano da equipe do SAMU, além dos momentos em que se deve acionar o 192. Ainda tiveram palestras com representantes da guarnição do Corpo de Bombeiros de Maceio, Valdecio Neves Nascimento Júnior, Helmiton Valdemar Da Silva Filho E Daniel.

 Em seguida, os alunos tiveram oportunidade de visitar a Ala ortopédica (Ala G) do Hospital Geral do Estado (HGE), onde, graças ao auxílio da assistente administrativa desta ala Janaína de Fátima da Silva Marinho, conheceram o ambiente hospitalar e ouviram o depoimento de algumas vítimas internadas. Depois, seguiram para Ala Vermelha Trauma (porta de entrada da Urgência do hospital) onde puderam conhecer um pouco da realidade do atendimento a vítimas de trânsito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s