Na última terça-feira, 22 de Agosto, a Escola Estadual Professor Pedro Salvetti Neto, levou 69 alunos para participarem de mais uma edição do P.A.R.T.Y. Campinas na Unicamp. Nessa tarde, os alunos puderam compreender melhor quais são as assistências envolvidas no cuidado com o traumatizado, além de poderem interagir tanto com profissionais da área da saúde, quanto com agentes ligados à segurança e pacientes internados.
Nesse dia, o programa ofereceu diversas vivências, contudo, o que mais sensibilizou os alunos foi o contato com os pacientes. Após as conversas, os alunos formaram grupos que foram guiados por estudantes de Medicina e Enfermagem no HC da UNICAMP, com o intuito de mostrar para os jovens onde que ficam o Centro Cirúrgico, as UTIs e as enfermarias. Após essa visita monitorada, tiveram a oportunidade de conversar com pacientes das enfermarias do trauma e da ortopedia sobre a situação pela qual os internados passaram e como estão atualmente. Nesse momento, os estudantes têm a possibilidade de fazer perguntas e verem de perto as conseqüências reais do que uma imprudência no trânsito pode causar.
Ao final da experiência, os alunos se mostraram muito empolgados com a experiência vivida e ao mesmo tempo emocionados por verem, tanto nas enfermarias quanto na UTI, muitos pacientes debilitados e que requerem auxílios a todo o momento. Dessa maneira, com o envolvimento emocional e racional, eles puderam tirar suas próprias conclusões sobre o que as imprudências no trânsito podem causar e como fazer para evitá-las.
Lembrem de reconhecer os riscos e identificar as conseqüências! Um dos lemas do Programa P.A.R.T.Y.
Isabela S. Cauzzo