P.A.R.T.Y. recebe nova parceria enriquecedora com o Serviço Social da Unicamp

Alunos da Escola Estadual Profa. Ana Rita Godinho Pouso participam das atividades da segunda edição do P.A.R.T.Y. ampinas de 2018

Na terça-feira, dia 20 de março de 2018, ocorreu a segunda edição deste ano do P.A.R.T.Y. Campinas na Unicamp, com a participação dos alunos da Escola Estadual Profa. Ana Rita Godinho Pouso. Ao todo, 55 adolescentes do segundo ano do ensino médio refletiram sobre o perigo da combinação entre álcool e direção. Os alunos foram participativos durante as atividades e dinâmicas propostas pelos membros do Comitê de Prevenção e Extensão da Liga do Trauma (CoPELT) e demais parceiros, enriquecendo o debate e as palestras.

Neste ano, o P.A.R.T.Y. conta com a participação de estudantes do Programa de Aprimoramento em Serviço Social, Saúde e Violência da Unicamp pelo segundo ano. Tal programa visa capacitar os profissionais a atuar no atendimento a vítimas de violência urbana, familiar e auto infligida que foram internados através do serviço de urgência do Hospital das Clínicas da Unicamp. Os alunos participam das atividades do P.A.R.T.Y., tanto como ouvintes, quanto parceiros, explicando para os jovens a importância do Serviço Social no atendimento multidisciplinar ao politraumatizado: “A função do serviço social é identificar o paciente, identificar sua família, dando todo o apoio, tanto ao usuário quanto à família. Verificar quais os recursos disponíveis (sejam eles previdenciários, trabalhistas, e outros da comunidade na qual estão inseridos) e dependendo de sua situação, encaminhá-los para o acesso aos direitos que possuem, seja auxílio doença, benefício de prestação continuada ou até mesmo seguro DPVAT, dando toda a orientação para acessá-los. Além disso, o Serviço Social garante, após a alta hospitalar do paciente, a continuidade do tratamento, seja domiciliar, quanto também a questão financeira, ligada à previdência.” Explica Wanilde Barbosa de Morais, uma das docentes responsáveis pelo programa.

 

Mariana Moisés Bonatti, uma das aprimorandas conta sobre como tem sido sua vivência pessoal, junto aos demais parceiros, atuando no P.A.R.T.Y.: “A experiência está sendo muito enriquecedora, não somente como profissional, mas também como pessoa. Minha primeira experiência profissional está sendo aqui e a cada dia, minhas expectativas são superadas. Cada família tem uma demanda diferente então nós aprendemos com a diversidade, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora”.

A participação dos alunos do Curso de Aprimoramento e Especialização em serviço social no P.A.R.T.Y. tem gerado diversos resultados positivos, dentre eles, a premiação do trabalho intitulado: “Violência urbana e serviço social: participação do serviço social do Hospital Universitário no programa P.A.R.T.Y.”, de autoria de Walquíria Fagundes, orientada por Wanilde Barbosa de Morais, durante o XVII Seminário dos Cursos de Aprimoramento e Especialização da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, realizado dia 27 de fevereiro de 2018.

O Serviço Social atua, em sua essência, informando aos pacientes seus direitos como cidadãos. De forma semelhante, juntamente com os demais parceiros, esse ano tem auxiliado na formação da cidadania dos jovens participantes do P.A.R.T.Y., ajudando, assim, a diminuir o número de traumas vivenciados no Brasil.

 

Por Fernanda Rodrigues Molles

Orientador Thiago Calderan

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s